**Esse tuto naum foi criado por mim**Eventos usados.
· Adicionar botão de pulo
· Buraco
· Moedas
· Tempo
· Passagem proibida
· Chegada
Adicionar botão de pulo
1. Entre no DATA BASE( F8 ) e vá em EVENTOS COMUNS (ultima aba), ou crie um evento no mapa
2. Crie um evento chamado PULO(ou outro nome qualquer), coloque ele em processo paralelo na CONDIÇÃO DE INICIO
3. Em COMANDOS DE EVENTOS crie um DEFINIR TECLAS ADICIONAIS(terceira aba), selecione a tecla SHIFT(ou outra que não seja usada no jogo) e selecione a caixa ESPERAR SER PRESSIONADA.
4. Crie uma FORK(terceira aba), com a seguinte condição: herói – posição – acima (segunda aba) e selecione o ELSE CASE.
5. Dentro dessa FORK crie um MOVIMENTO DE PERSONAGEM(Segunda aba), em OBJECT coloque herói, FREQUENCIA DE MOVIMENTO – 8, coloque o seguinte movimento: iniciar pulo, escorregar (iniciar) , passo acima, passo acima, terminar pulo, escorregar (terminar). Marque a OPÇÃO ignorar se não puder mover.
6. No ELSE CASE coloque outra FORK mas com: herói - posição – abaixo, depois crie um mover evento mas ao invés de passo acima, coloque passo abaixo.
7. Faça isso com a direita e esquerda também, deve ficar assim:
BURACOCrie eventos com o nome BURACO no mapa, coloque eles como CONDIÇÃO INICIAL DE EVENTO – ao toque do herói. POSIÇÃO DO EVENTO – abaixo do herói. Nos COMANDOS DE EVENTO coloque um flash no personagem e um TELETRANSPORTAR para o inicio do mapa.
MOEDASCrie eventos com o nome BURACO no mapa, coloque eles como CONDIÇÃO INICIAL DE EVENTO – ao toque do herói. POSIÇÃO DO EVENTO – mesmo nível que o herói . Nos COMANDOS DE EVENTO crie uma VARIÁVEL (primeira aba) chamada MOEDAS, em operação coloque + e em operando - setar –1.
Coloque um REPRODUZIR EFEITO SONORO( terceira aba) e crie um MUDAR LOCAL DE EVENTOS(segunda aba), faça com que a MOEDA fique em um lugar impossível de ser alcançado pelo jogador, e que ela não seja visível.
TEMPOCrie um evento chamado TEMPO, coloque como CONDIÇÃO INICIAL DE EVENTO – processo paralelo. POSIÇÃO DO EVENTO – abaixo do herói. Nos COMANDOS DE EVENTO coloque um ADICIONAR TEXTO, com uma mensagem do tipo: “Você devera pegar todas as moedas e chegar ao final da ponte em 60 segundos”. Vá em OPERAÇÕES DE TIMER e selecione a caixa SELECIONAR e coloque 1 minuto e 0 segundo(s). Depois faça outra OPERAÇÕES DE TIMER e selecione a caixa iniciar e em OPÇÕES coloque mostrar tempo. Crie um ESPERAR (segunda aba), selecione tempo de espera e coloque 600. Logo abaixo crie um ADICIONAR TEXTO: “Você falhou”, depois coloque um GAME OVER ou algo que acontece se o jogador perdeu.
PASSAGEM PROIBIDAAntes do fim do mapa, crie um evento fechando a passagem da chegada, coloque como mesmo nível de herói, e como condição inicial coloque ao toque do herói, crie um ADICIONAR TEXTO: “você não tem moedas suficientes para passar!!!”.
Crie uma NOVA PÁGINA, com CONDIÇÕES DE EVENTO – VARIÁVEL – MOEDAS – IGUAL A – O NÚMERO DE MOEDAS QUE VOCÊ COLOCOU NA FASE. Mude a posição de evento para ABAIXO DO HERÓI, e deixe a caixa de COMANDOS DE EVENTOS VAZIA.
CHEGADANo fim do mapa, crie um evento ativado pelo toque do personagem com o seguinte texto: “parabéns você
Venceu”, depois fica ao critério do MAKER a escolher o que acontece com o herói.
_____________________________________________________________
Creditos: Kamikaze